Blog da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Unaí

Apresentação

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Unaí tem como principais atribuições executar atividades relacionadas a promover o desenvolvimento cultural e turístico de Unaí, valorizar e difundir as manifestações culturais da comunidade local e preservar os bens arquitetônicos, buscando ainda preservar o rico patrimônio imaterial da cidade . Fortalecer o desenvolvimento cultural de Unaí através de ações práticas de promoção e fluição cultural. Acompanhe este blog, divulgue para seus amigos, logo teremos uma agenda com toda a programação cultural da cidade.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Prêmio Cultura Hip Hop

             O Governo Federal por meio do Ministério da Cultura lançou o primeiro edital do Prêmio Cultura Hip Hop. A premiação inédita contará com recursos de R$ 1,7 milhão e contemplará iniciativas individuais e de grupos nas categorias Reconhecimento, Socioeducativa (Escola de Rua), Geração de Renda, Difusão/Conhecimento (5° Elemento) e Difusão - Menções Honrosas.

            A publicação do edital está prevista para abril, mas a partir do mês de março os critérios e procedimentos necessários para a participação deverão estar disponíveis para consulta nas páginas eletrônicas do MinC e das instituições parceiras. As inscrições ficarão abertas por três meses e os interessados poderão encaminhar suas propostas via Internet ou pelos Correios.

           Esta primeira edição prestará homenagem póstuma ao músico maranhense Márcio Vicente Góes (1971-2004), o rapper Preto Ghóez, um dos líderes do Movimento Hip-Hop Organizado do Brasil.

Para saber mais:
Cultura Hip Hop, cujas primeiras manifestações, no Brasil, datam do início dos anos 1980, surgiu nos Estados Unidos da América e, atualmente, pode ser encontrada em todo o território brasileiro, principalmente nas periferias das regiões metropolitanas. Mas o Hip Hop também chegou ao interior do Brasil, marcando presença, por exemplo, em assentamentos e acampamentos rurais, aldeias indígenas e comunidades quilombolas. Com isso, absorveu a diversidade da cultura brasileira, criando uma identidade própria, com múltiplas variações, e tornando-se uma linguagem artística das mais representativas da nossa cultura.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Unai terá representantes no 10º Encontro de Folia do DF

 X ENCONTRO DE FOLIA DE REIS DO DISTRITO FEDERAL.
A força da tradição, religiosidade, arte e cultura

Dos dias 29 a 31 acontecerá o já tradicional encontro de seis Estados para celebrar a Folia de Reis, no Parque de Exposições da Granja do Torto, com entrada gratuita. O encontro serve para a troca de experiências, além de lembrar uma tradição que vêm do Brasil colonial. O Grupo de Folia Devotos dos Magos de Unaí estará representado a cidade no encontro, o grupo viaja nesta sexta-feira ás 10H da manhã e retorna no domingo. César Júnior  estará representado o governo municipal no evento e participará ainda de uma roda de conversa sobre políticas públicas para culturas populares.
Serviço:
X Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal
Dias 29/01, das 12h às 23h; 30/01, das 9h às 23h30; e 31/01, das 8h às 18h.
Local:Parque de exposições da Granja do Torto
Entrada franca
Classificação: livre

Edital Mais Cultura 2010

O Instituto Brasileiro de Museus, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, divulgou o lançamento de mais uma edição do Edital Mais Museus. Serão beneficiadas cidades das cinco regiões brasileiras, com até 50 mil habitantes e que possuem instituição museológica.


foto do Museu Histórico e Cultural Maria Torres Gonçalves
A iniciativa objetiva formar um banco de projetos para apoio financeiro durante o ano de 2010 e faz parte do Programa Museu, Memória e Cidadania. As inscrições estarão abertas a partir de 08 de fevereiro até o dia 10 de março. O edital já está disponivél para cansulta no site: http://www.cultura.gov.br/ e http://www.ibram.gov.br/. Os interessados em participar da seleção devem enviar propostas para o departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Ibram/Minc, exclusivamente via postal no período determinado para inscrição.

Serviço:
Edital Mais Museu
Inscrições: A partir de 08 de fevereiro até o dia 10 de março
Informações: (61) 2024 6207   e fomento@ibram.gov.br

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Comunidade Hip Hop Radical - CH2R faz show na festa da cidade



Na noite de domingo (17/01) o Movimento Cultural CH2R, entidade criada para valorizar a cultura do Hip Hop na cidade de Unaí, fez sua apresentação no palco da festa da cidade levando a música e dança de rua. Apesar de não entrar na programação da festa da cidade, a comunidade lutou para ter seu espaço. No Palco a platéia pode ver o melhor do Rap unaiense cantado pelos grupos, Esquadrão EX, Impacto Sonoro, Redenção e Reviravolta, todos formados por músicos unaienses, os grupos tem CDs gravados e suas músicas são tocadas nas rádios de Brasilia conforme palavras do DJ Serginho Facão.

Serviço: Comunidade Hip Hop Radical
Trata-se de uma associação cultural criada para desenvolver projetos de valorização da cultura do Hip Hop, tais como: Música, dança, grafiti e práticas esportivas. A comunidade esta sediada no bairro Cannã e tem o apoio da Prefeitura de Unaí através da Secretaria Municipal da Cultura e  Turismo.
Telefone para contato: 38 88190165  (Elson Teixeira  - Presidente)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Encontro Nacional de Pontos de Cultura - Teia 2010


O Encontro Nacional de Pontos de Cultura - Teia 2010 acontecerá em Fortaleza (Ceará) no mês de março e contará com a presença de cerca de 2.500 pontos de cultura do Brasil, o evento visa celebrar a diversidade cultural brasileira e ainda promover uma grande troca  de saberes e experiências. O Grupo Teatral Fênix busca uma vaga para representar Unai no encontro, o Grupo passou o edital de seleção de Pontos de Cultura do Estado de Minas e aguarda a assinatura do convênio. Maiores informações no site do ministério da Cultura. 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Exposição Fotográfica Unai Novos Olhares encanta Unaienses de todas as gerações


Composta por 79 fotos a exposição Unai Novos Olhares foi realizada na semana em que Unaí comemorava 66 anos de emancipação política. durante estes dias a população pode ver de perto o progresso e evolução urbana da cidade e retratavam a Unaí  dos anos 30 aos dias atuais. As fotografias fazem parte de um acervo fotográfico montado pelo Grupo Teatral Fênix ao longo de 10 anos do projeto Memória e Arte, com a criação do museu no ano de 2008 as fotos foram doadas para compor a cervo do museu e recentemente a Secretaria de Cultura e Turismo deu inicio ao projeto Unai Novos Olhares que culminou com a exposição. As fotos podem ser vistas no Museu Histórico e Cultural Maria Torres Gonçalves.

Serviço:
Museu Histórico e Cultural Maria Torres Gonçalves
Rua Joaquim Brochado, 197  Bairro: Capim Branco
Tel: 38 3677 5647
Aberto de Ter à Sext das 8 ás 18 Horas e aos domingos de 9 às 15H

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Festa da Cidade foi sucesso total




 4 dias que ficarão para a história
Diversão, música, esporte, arte, teatro, exposição fotográfica, capoeira, hip hop, sertanejo, rock, música gospel, atividades para todos os gostos, assim podemos definir a programação da festa da cidade. Organizada pelo secretário municipal de esporte e lazer Alino Coelho e toda sua equipe da Sejel as  festividades aconteceram no Parque de Exposição de Unaí onde centenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos se divertiram nas diversas atividades culturais programadas. Houve espaço para todas as manifestações culturais de Unaí e quem compareceu ao parque de exposição viu de perto a riqueza cultural da nossa cidade. Na abertura oficial aconteceu um culto religioso  com a presença dos representantes das paróquias de Unaí, o prefeito Ántério Mânica apresentou a população o funcionário que a mais tempo trabalha na prefeitura, e disse que este servidor é único funcionário da prefeitura presente na assinatura da ata de emancipação da cidade e em nome dele parabenizou todos os unaienses pelos 66 anos de emancipação política.  Após os discursos de abertura houve uma grande queima de fogos e  a festa continuou ao som de bandas católicas. A Banda Municipal de Unaí marcou presença executando o Hino Nacional e ainda acompanhado o público na hora de cantar os parabéns a nossa querida Unaí.

Boletim Semanal do Almanaque Brasil


Clik para ampliar

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Hoje (14/01) já tem show no parque de exposições em comemoração aos 66 anos de Unai


Prefeitura Municipal de Unai, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, convida você sua familia para a grande festa em comemoração aos 66 anos de Unaí,  nesta quinta-feira já tem show no parque de exposições. Maiores Informações ligue (38) 3677 9610 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Folia de Reis uma tradição secular


  Das vésperas do Natal ao fim de janeiro, a temporada é de folia para alguns apaixonados unaienses   que celebram o nascimento de Cristo com a força da religiosidade popular. Os versos inspirados na Bíblia e o toque dos tambores variam de mestre para mestre, de lugar para lugar, assim como a indumentária dos personagens. Mas, de norte a sul do estado de minas , as folias de reis seguem o mesmo roteiro – a peregrinação dos reis magos rumo á manjedoura de Jesus recém-nascido e as peripécias de São José e da Virgem Maria para por o menino a salvo do vilão Herodes. A festa mantém vivo um enredo trazido do País pelos portugueses e temperado pela contribuição afro-brasileira. No rastro dos reis magos, o espetáculo itinerante percorre casas e rende louvor ao Jesus figurado nos presépios, num ritual em que o anfitrião retribui com ceia, prendas ou dinheiro para as atividades da folia. Aqui em Unaí a tradição é mantida pelo Grupo de Folia Devotos dos  Magos, tendo como mestre o Senhor Davi Domingos "Dominguinhos" como é conhecido, que há anos lidera o grupo. Dominguinhos é um dos finalistas do Prêmio Culturas Populares desenvolvido pelo Ministério da Cultura, César Júnior fez a inscrição do senhor Davi e aguarda  ansioso a premiação final. O Grupo participou este ano da folia realizada pelo Gilson e Cláudia proprietários da Fazenda Tucaneiros    e que há 15 anos realiza o evento na fazenda, em materia publicada no site Portal Unai  Gilson disse que   " sempre foi apaixonado pela Folia de Reis e quando começou a reunir pessoas para manter essa tradição, dois frangos era o bastante para alimentar os convidados, hoje são necessários vaca, porcos e muita comida para satisfazer as centenas de pessoas que prestigiam seu evento".  O Grupo Devotos dos Magos participa ainda no Mês de Janeiro do tradicional encontro de Folias do DF, mas uma vez a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura dará total apoio a participação do grupo.    Fotos: José Nei -   www.portalunai.com.br


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Iphan lamenta calamidade na cidade histórica de São Luiz do Paraitinga

Nesta segunda-feira (5), técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do estado de São Paulo, estiveram na cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, para, juntos, fazer uma primeira avaliação sobre a situação do município, castigado pelas chuvas.

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, lamenta o ocorrido, ressaltando que "é uma perda lastimável para o patrimônio histórico de São Paulo e do Brasil". Ele já esteve em contato com o secretário de Cultura do estado, João Sayad, e colocou toda a estrutura do Iphan a disposição do governo estadual.

A cidade de São Luiz do Paraitinga, destino turístico a 182 km de São Paulo, teve quase 80% dos imóveis tombados pelo Condephaat, incluindo duas igrejas, a matriz de São Luiz de Tolosa e a capela das Mercês, destruído pelas chuvas deste final de semana.

O centro histórico é preservado oficialmente desde 1982. E estava em processo de tombamento também pelo Iphan, na esfera federal. A maior parte das construções tinha fundações feitas de barro, característica dos imóveis construídos durante o século 19 e início do 20. Por isso, as estruturas não aguentaram a enxurrada. A igreja matriz de São Luiz de Tolosa, que ruiu no sábado, era do início do século 20.
Maiores informações acesse: www.iphan.gov.br