Fundação Municipal de Arte e Cultura em Ação
Com o objetivo de reunir proposta que possam contribuir para a formulação de políticas públicas na área da cultura popular e colaborar para o estreitamento de ações entre esferas variadas do poder público , entidades e agentes com atuação no setor, estamos propondo o 1º Seminário de Políticas Públicas para as Culturas Populares. O evento é uma demanda da sociedade civil interessada no debate e na construção de uma política pública de apoio a grupos e indivíduos que devido a riqueza de seus saberes tradicionais contribuem para a diversidade da cultura na nossa região.
O Seminário acontecerá no dia 20 de setembro na sede Social do Itapuã Iate Clube, e estará fazendo parte da programação oficial da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada pelo IEPHA/MG no estado de Minas Gerais. Agregando valor ao evento acontecerá o Encontro das Fiandeiras e tecelãs do Noroeste de Minas - Unaí. O encontro reúne as artesãs das associações de Uruana, Riachinho, Sagarana, Bonfinópolis, Natalândia e Unaí para trocar experiências, confraternizar com seus parceiros locais e regionais fortalecendo a atividade como patrimônio cultural de Minas Gerais e do Brasil, e será realizado nos dias 18, 19 e 20/09, das 08:00 às 18:00 horas na Sede Social do Itapuã Iate Clube.
Venha participar conosco deste evento, sua participação será decisiva para a formação do Plano Municipal de Cultura de Unaí e contribuirá para o desenvolvimento cultural da nossa cidade.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Encontro de Fiandeiras e Tecelas do Noroeste de Minas
Unaí sediará entre os dias 18 e 20 de setembro o 1º Encontro de Fiandeiras e Tecelãs do Noroste de Minas. O evento faz parte do calendário da Jornada Mineira do Patrimonio Cultural, uma iniciativa do IEPHA/MG para comemorar o ano da França no Brasil. Aqui em Unaí são três os eventos que fazem parte do calendário da Jornada, com destaque para o 1º Seminário de Culturas Populares que vai acontece durante todo o domingo do dia 20 de setembro, com debates, palestras e atrações culturais.
A partir sexta-feira dia 18 as pessoas poderão adquirir produtos artesanais vindos de várias cidades mineiras, são peças em porcelana, madeira, bordado, venha adquiri produtos de qualidade, além de conhecer um pouco das tradições do povo mineiro, como as cantigas da fiandeiras, as folias e as músicas que fazem parte do nosso folclore. Então, não perca esta oportunidade. Venha conhecer e valorizar a arte do povo para o povo.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Mecenato em Unaí é a solução?
Cultura e Marketing sempre andaram de mãos dadas desde tempos imemoriais e, embora tenham mudado as formas de incentivo e, ao mesmo tempo, aumentado os setores e entidades a serem alcançados pelos benefícios, a essência continua a mesma.
A importância do papel das empresas que investem no patrocínio de produtos culturais é de conhecimento geral. Agora, o status do patrocínio mudou, passando a representar um papel estratégico dentro do organograma das empresas, que ampliam seu campo de atuação por meio de novos conceitos de mercado. As grandes empresas de Unaí já descobriram as vantagens deste novo “ mecenato”.
A palavra “ mecenato” vem de Caio Mecenas ministro do Império Romano, que na gestão de Augusto César (63 a.C. – 14 d.C) estimulou a produção cultural e “ financiou” vários artistas de sua época. O que seria de toda a arte da Renascença Italiana sem o patrocínio dos reis e da Igreja? A quem devemos os afrescos de Michelangelo na capela Sistina senão ao patronato do Papa Júlio II?
Mas é preciso não confundir patrocínio com ajuda. Patrocínio é uma troca, onde o “ mecenas” apoia um evento em contrapartida o seu nome ou de sua empresa é divulgado em todas as peças gráficas ou publicitárias do evento, doação é doação.
Alguns municípios brasileiros já descobriram mecanismos valiosos que ajudam a promover a cultura., as leis municipais de incentivo a cultura por exemplo ajudam entidades culturais a buscar recursos para seus projetos, empresas patrocinadoras recebem incentivos fiscais através do ICMS (imposto estadual) e do ISS (imposto municipal).
Já esta na hora de Unaí ter sua lei de incentivo a cultura, isso facilitaria o desenvolvimento das atividades culturais no município, além de possibilitar o fomento de projetos de grande alcance social.
César Júnior da Silva
Diretor Presidente Fumac
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Jornada Cultural Hip Hop em Movimento
O Hip Hop tem contribuído para o processo de valorização da cultura, resgate de auto-estima , formação cidadã dos jovens nas diversas comunidades unaienses. A vida nestas comunidades tem uma cumplicidade muito grande o que levam muitas pessoas a terem as mesmas experiências e problemas. O ócio improdutivo, as drogas e a evasão escolar são situações que nos faz refletir ações para um melhor desenvolvimento dos jovens moradores destes bairros.
Sendo assim , o Projeto Hip Hop Comunidade, além do cuidado com as questões culturais também se preocupa com a formação dos envolvidos pra que dessa forma esses atores possam se dedicar à arte, a paz e a não violência, bem como outros fatores que acabam influenciando na degradação pessoal de muitos jovens.
O projeto foi planejado no sentido de permitir a cobertura de várias atividades de valorização da cultura local, viabilizando o acesso a linguagens e técnicas importantes para o desenvolvimento de uma consciência critica da cidadania. É público e notório que a cultura desenvolvida e praticada por estes jovens ganham cada vez mais os grandes centros, e taxadas de cultura marginal, sofrem discriminação, sendo cada vez mais sufocada, oprimida e acuada, tornando-se rebelde e agressiva.
Na verdade o que estes jovens buscam são meios de expressão, cabendo a nós, criarmos mecanismos para fruição e o acontecimento cultural, dando oportunidade a todos e valorizando a riqueza e a diversidade cultural brasileira.
No dia 29 de agosto aconteceu no bairro Novo Horizonte a 1º Jornada Cultural CH2R com muita música, Dança e Arte. Várias pessoas compareceram ao local. A ações decentralizads da Fumac tem feito com a atividades culturais possam acontecer nos bairros mais afastados do centro, oportunizado a democratização da cultura. Fique ligado nas ações da Fumac e não perca o bonde da história.
Assinar:
Postagens (Atom)