Cultura e Marketing sempre andaram de mãos dadas desde tempos imemoriais e, embora tenham mudado as formas de incentivo e, ao mesmo tempo, aumentado os setores e entidades a serem alcançados pelos benefícios, a essência continua a mesma.
A importância do papel das empresas que investem no patrocínio de produtos culturais é de conhecimento geral. Agora, o status do patrocínio mudou, passando a representar um papel estratégico dentro do organograma das empresas, que ampliam seu campo de atuação por meio de novos conceitos de mercado. As grandes empresas de Unaí já descobriram as vantagens deste novo “ mecenato”.
A palavra “ mecenato” vem de Caio Mecenas ministro do Império Romano, que na gestão de Augusto César (63 a.C. – 14 d.C) estimulou a produção cultural e “ financiou” vários artistas de sua época. O que seria de toda a arte da Renascença Italiana sem o patrocínio dos reis e da Igreja? A quem devemos os afrescos de Michelangelo na capela Sistina senão ao patronato do Papa Júlio II?
Mas é preciso não confundir patrocínio com ajuda. Patrocínio é uma troca, onde o “ mecenas” apoia um evento em contrapartida o seu nome ou de sua empresa é divulgado em todas as peças gráficas ou publicitárias do evento, doação é doação.
Alguns municípios brasileiros já descobriram mecanismos valiosos que ajudam a promover a cultura., as leis municipais de incentivo a cultura por exemplo ajudam entidades culturais a buscar recursos para seus projetos, empresas patrocinadoras recebem incentivos fiscais através do ICMS (imposto estadual) e do ISS (imposto municipal).
Já esta na hora de Unaí ter sua lei de incentivo a cultura, isso facilitaria o desenvolvimento das atividades culturais no município, além de possibilitar o fomento de projetos de grande alcance social.
César Júnior da Silva
Diretor Presidente Fumac
Nenhum comentário:
Postar um comentário